70 anos. Esse é o tempo que esse móvel aí - uma espécie de penteadeira - está sem ser tocado ou mexido. Ele está em Paris desde a segunda guerra mundial. A dona dele, uma senhora chamada Marthe de Florian fugiu por causa da guerra e nunca mais voltou. Também não contou nada prá ninguém sobre o apartamento e só depois que ela morreu dias atrás é que a família descobriu a história. Durante sete décadas o imóvel foi mantido fechado para tudo e para todos porque a dona não contava prá ninguém sobre ele. Só agora a primeira equipe encarregada do inventário entrou no apartamento. Os primeiros itens encontrados foram um avestruz empalhado, a penteadeira, um porquinho de pelúcia e um Mickey Mouse de antes da guerra.
Atrás da porta principal havia um quadro de uma bela mulher vestida de rosa. E junto do quadro havia cartas de amor amarradas com fita colorida.
Após a análise do quadro, chegaram a conclusão de que era um quadro de
Giovanni Boldini, um dos pintores impressionistas mais importantes de Paris na época . Descobriram também que a mulher retratada era a própria Sra. De Florian, que na época estava com 24 anos de idade. As cartas amarradas com fitas tinham declarações de amor para Boldini, que era casado, mas mesmo assim era amante dela. Depois da descoberta do apartamento o quadro foi a leilão e foi arrematado por US $ 3 milhões, o que se transformou em um recorde mundial para o pintor. Esse apartamento é ou não é uma verdadeira
cápsula do tempo ?