Espionagem dançante

251.287 documentos de 250 embaixadas e consulados dos EUA - Esses são os números que foram divulgados pelo site Wikileaks e constituem o maior vazamento de informações de um serviço de  inteligência da história. Tudo começou assim : As informações foram passadas a imprensa através de telegramas que foram copiados da rede do Departamento de Defesa americano por um soldado de 22 anos, Bradley Manning, que estava trabalhando em uma base do exército em Bagdá, no Iraque.
Manning está preso desde abril, depois que o governo americano descobriu seus downloads não-autorizados. De acordo com ele, foi muito fácil entrar na rede e baixar os arquivos. Veja como ele mesmo descreveu a sua invasão :

"Eu chegava com músicas num CD-RW com um nome como 'Lady Gaga'... apagava as músicas... Então gravava um arquivo comprimido e dividido em partes. Ninguém suspeitava de nada... Eu saía ouvindo Telephone da Lady Gaga e mexia os lábios, ninguém percebia nada.




O total de downloads das informações roubadas são de 1,6GB e o grande erro de Manning é que depois de baixar os arquivos, ele enviou  uma mensagem instantânea para outro hacker, Adrian Lamo, e se gabou dos seus feitos. Lamo então o entregou, mas antes disso Manning enviou todas as informações ao Wikileaks.
Na verdade a lista dos dados tem muita coisa de domínio público, mas algumas secretas também. Por exemplo : O vídeo de um helicóptero Apache atirando em civis em Bagdá, o que por si só já é um baita problemão para o governo americano. O futuro de Manning ninguém sabe, mas as informações baixadas por ele ainda vão dar muito o que falar.....sem contar o que já está aí na imprensa.