A vez dos deficientes visuais




Baseados no sistema Linux, várias iniciativas nacionais de adaptações de sistemas operacionais estão facilitando o dia a dia de deficientes visuais.  Aplicativos fazem leitura de texto na tela do computador e emitem o seu conteúdo por áudio, permitem navegação na internet, uso de mensageiros instantâneos e a criação de documentos de texto e apresentações ou planilhas de cálculo através desses programas.
Entre essas iniciativas 100% brasileiras, destacam-se duas distribuições Linux modificadas para atender as necessidades de quem tem dificuldades de leitura ou possui deficiência visual completa.
Uma é o linuxacessivel.org, que é baseado no Ubuntu Linux. Os seus recursos ficam disponíveis desde a  inicialização, permitindo que o deficiente visual faça até a instalação sozinho. Os principais aplicativos já vem configurados para funcionar com o Orca , e conta com suíte de escritório, navegador de internet, tocador de mp3, mensageiro instantâneo, reprodutor de vídeos e tudo que as pessoas com visão normal tem acesso.
O linuxacessivel.org pode ser instalado num desktop ou notebook com configuração básica. Não possui custo de licença e é distribuído num Live CD, que pode ser baixado neste link ou no site do projeto.

Outra alternativa de sistema operacional é o BRASILLINUX DOSVOX, um sistema que funciona por comando de voz. O idioma padrão é português brasileiro, pode ser instalado num computador pessoal, sem maiores complicações. Na instalação também acompanha uma suíte de escritório, navegador de internet, gerenciador de instalação de programas, editor de imagens e aplicativos educacionais. O seu instalador é um Live DVD, que você baixa aqui ou gratuitamente no site do projeto.

São formas muito bacanas dos deficientes visuais também poderem interagir com o mundo através de um computador, e que mais que qualquer outra coisa, nos deixa orgulhosos porque afinal de contas, são iniciativas 100% brasileiras.