Da-se o nome de Crowdfunding a uma nova prática que começou a chamar a atenção de uns tempos prá cá. Ela permite a qualquer pessoa financiar projetos, dar empréstimos e investir em qualquer coisa: de novas empresas a bandas. O ato do Crowdfunding ficou famoso por causa de sites como o Kiva, em que você pode emprestar dinheiro para desconhecidos em todo o mundo e, surpreendentemente, eles costumam pagar de volta. Já no jornalismo, a prática está dando origem a um novo modelo de negócio que pode permitir investigações mais difíceis nesse momento de crise nas redações. O site Spot.us, é um exemplo de como se promove o jornalismo baseado em Crowdfunding. Lá, você pode sugerir histórias, ajudar na reportagem ou dar dinheiro para que ela seja feita e, finalmente, ler a matéria final. É como se qualquer pessoa fosse o editor de uma pequena revista. Agora o site inaugurou um novo modelo de publicidade. Você pode pagar matérias participando de pesquisas de anunciantes. Funciona assim: você responde três perguntas e ganha 5 dólares para investir em uma matéria. O anunciante ganha um destaque muito maior do que em banners tradicionais e ainda recebe o feedback dos leitores. Os jornalistas ganham uma maneira de financiar seu trabalho, e a comunidade ganha uma reportagem que ela de fato deseja ler. Uma baita solução para tempos de crise em jornais e midia de propaganda.