20 anos de Photoshop

O Photoshop foi concebido em 1987, resultado de um acidente . O americano Thomas Knoll estava em casa trabalhando em sua tese de doutorado, quando criou um código em seu computador que exibia imagens em tons de cinza em um monitor preto e branco. Como o código não estava diretamente relacionado à sua tese de doutorado, Knoll nem deu valor. Ele nem imaginava que esse era o primeiro esboço do fenômeno Photoshop. Mais tarde, no ano de 1990 seu irmão John Knoll se encantou pelo programa e pelos códigos e percebeu seu potencial. Ambos trabalharam juntos no desenvolvimento e em 1990 venderam para a Adobe, que o lançou no mesmo ano. Hoje, ele tem mais de 10 milhões de usuários no mundo. Mudou o conceito que se tinha até então sobre fotografia. Só que com isso tornou mais rígidos os padrões de beleza femininos. Nesses 20 anos de existência, o Photoshop mudou a visão que temos da fotografia, do trabalho do fotógrafo e acabou interferindo até nos rumos da sociedade atual. Coloquei abaixo aí alguns exemplos do uso profissional e do uso amador do photoshop  :


Uso Amador :



A atriz Emma Watson perdeu um pedaço da perna depois de passar pelo Photoshop. A catástrofe foi publicado na campanha de inverno da Burberry.




O Photoshop pode ser usado para fraudes. Como, por exemplo, aumentar a multidão de apoio ao Primeiro Ministro italiano, Sílvio Berlusconi. Repare que, na imagem publicada em uma revista italiana, o homem de camisa preta e todos que estão ao seu lado aparecem nos dois lados ,num claro uso do efeito espelhado.





Uso profissional :



 A foto abaixo, intitulada “Make over: Surgery Story”, é um dos exemplos de usos geniais do programa, inclusive para causar reflexões sobre preconceito e racismo.....






No Brasil também tem gente muito boa no uso do programa. O ilustrador mineiro Eduardo Recife é um artista de Photoshop. Essa ilustração do blog pessoal dele foi feita para o jornal norte americano The New York Times.