Turbonique


Se você juntar velhos hot-rodders e mencionar o nome "Turbonique" , a conversa vai mudar na hora. Começarão lendas e meias-verdades sobre a companhia supostamente fundada por funcionários da NASA para criar um mercado consumidor que absorvesse a tecnologia de propulsão a jato. A Turbonique Inc. foi fundada em Orlando, em 1962 . Vendia pelo correio peças de preparação de automóveis para arrancada, inclusive algumas delas inacreditáveis para a época. Graças a essas peças fora do comum a empresa foi apelidada de "Acme"-  por causa da empresa que fornecia as invenções malucas para o coiote pegar o papa léguas.  Para os fãs de arrancadas, a simples menção do nome "Turbonique" até hoje estremece suas pernas. A empresa virou sinônimo de maluquice e falta de compromisso com qualquer coisa relacionada as arrancadas. A linha de produtos da empresa consistia basicamente em três itens: blowers, eixos "rocket drag" e motores de empuxo "microturbo". Todos os três empregavam a mesma tecnologia de propulsão por foguetes, e logicamente cada um precisava de um piloto mais maluco que o outro. O combustível usado pelos cientistas malucos entrava em combustão e queimava sem a presença de oxigênio atmosférico. Para se ter uma idéia das maluquices desses caras, eles instalaram um Rocket Drag Axle movido por uma turbina a jato em um Ford Galaxie 500, ano 1964. Só isso já faria o professor Pardal perder longe em matéria de criatividade e invenção. Mas não é só isso, além das turbinas, eles equipavam carros com uma hélice anti redemoinho que impedia o fogo de sair pelo escape....Aqui tem um exemplo filmado na época :


Mas na verdade uma das mais lendárias corridas associadas ao nome da Turbonique foi  o "Black Widow", um Fusca equipado com um foguete enfrentando o "Showboat", um inacreditável dragster com quatro motores Buick . Mas então esses caras eram malucos mesmo ? Eram...mas isso não é tudo! Que tal um kart a jato? Ou um supercharger a jato queimando combustível através de um carburador gigante e despejando a queima em um motor original Barracudaw , ou senão um barco com turbina a jato? Naquela época tudo era possível e eles faziam. Com a ajuda da tecnologia espacial que estava nascendo e dominando. Mas como nem tudo são flores, a decadência da Turbonique começou devido - Acreditem vocês - ao excesso de potência nos dragsters . Patinadas enormes (mesmo com os melhores pneus da época) faziam os carros equipados com o Drag Axle se tornarem difíceis de controlar. Algumas corridas de apenas 1/4 de milha eram feitas do começo ao fim sob uma cortina de fumaça incessante, o que começou a irritar os espectadores, patrocinadores e até os próprios cientistas. Independentemente da Turbonique ter sido  grande ou não, tudo acabou no início dos anos 70. As tentativas de contactar o fundador da empresa, Gene Middlebrooks, para falar sobre o assunto não foram bem sucedidas. Constantemente saiam boatos sobre mandados de prisão e problemas com as corridas clandestinas naquela época. Embora não confirmados, permanecem incomodando os aficcionados pelo esporte até hoje. Aconteça o que acontecer, esses caras fizeram história e com certeza depois do fim da Turbonique o mundo é um lugar um pouco mais frio .