" Houston, we have a Twitter "

Como todo bom japonês, o astronauta Soichi Noguchi, engenheiro de voo que integra a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), foi o primeiro astronauta a divulgar imagens através do seu Twitter  diretamente do espaço sem contar com a ajuda da NASA. Dia a dia ele vem postando no Twitter, e os seus seguidores podem ver por exemplo a cidade de Moscou :


E do Monte Fuji :





Além de Moscou e do monte Fuji, foram feitas até agora fotos de Munique, Roma, do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, e da Ponte Golden Gate de San Francisco, nos Estados Unidos. Mas nenhuma dessas imagens foi tão comentada pelos seguidores quanto a composição das Ilhas Maldivas. Segundo ele mesmo, "de tirar o fôlego" . 


A ISS é habitada desde novembro de 2000. Ela orbita 16 vezes por dia  o planeta, numa velocidade de 28.000 km/h e a 400 km de altitude . Com isso, ela consegue monitorar  90% da superfície terrestre. A conexão pessoal à internet e acesso à web fora da Terra, foi um presente da NASA aos astronautas que inauguraram o serviço mês passado. A primeira mensagem - somente escrita - foi do astronauta  T.J. Creame, que saudou os usuários  "Hello Twitterverse" . Pronto, estava dado um novo passo em evolução das telecomunicações no espaço e outro ainda maior nas redes sociais de mensagens instantâneas. Antes disso as mensagens postadas no Twitter eram enviadas por e-mail à Terra para a equipe da Nasa. Aí eles transcreviam o texto para que parecesse que elas tinham sido feitas pelos próprios astronautas. Agora tudo mudou.