Você sabe quando alguém mente ?

Por exemplo : Enquanto você está contando aquela mentirinha saudável para um amigo, sua expressão corporal pode contradizer todas as palavras com alguns pequenos gestos. Aquela olhada para o lado, a coçadinha ingênua no nariz... até o mais discreto sinal serve. O mentiroso tem uma preocupação tão grande em parecer natural que, sem perceber, faz trejeitos que só evidenciam a tensão de ser desmascarado. Se formos pensar assim, vamos começar a enxergar mentiras por todos os lados. A convite do canal Fox, o Blog da revista Super Interessante enviou um vídeo para o psiquiatra forense Breno Montanari, para que ele avaliasse o grau de sinceridade (ou mentira) de cada personagem presente na cena. O trabalho do especialista é identificar sinais da mentira em momentos de pressão, como num interrogatório policial, por exemplo. Não foi à toa que escolheram um caso do Senado em agosto desse ano. A princípio, era apenas uma discussão entre os senadores Pedro Simon e Renan Calheiros sobre a permanência de Sarney na presidência do Senado, mas a briga foi ficando cada vez melhor e... o resultado você vê aí embaixo no vídeo. Por ser um vídeo, as análises não são à prova de erros. É difícil descobrir a verdade apenas por meio do depoimento. Resumindo: Quanto mais a gente aprende sobre a mentira, mais nos tornamos graduados nela.

* *Para enxergar as notas do vídeo, passe o mouse por cima de cada quadro. Você também pode conferir os destaques no resto do post, com mais detalhes.





Acompanhe novamente vendo essas relações abaixo:


[0’13] O discurso do senador Pedro Simon começa sem grandes emoções. Repare como a voz dele está grave, confiante. Nesse momento, ele gesticula de um jeito bem expressivo, como se quisesse deixar claro que Sarney está distante dele.

[0’30 a 0’38] Renan Calheiros faz um comentário bastante irônico a Simon e dá um mini-sorriso, querendo desestabilizar o adversário.

[0’45] Olhe só como o senador na bancada parece incomodado com as palavras de Calheiros. Em um dado momento, Simon vira de lado enquanto torce as mãos – fortes sinais de que a conversa não está agradando.

[0’52 a 1’10] Começa a briga. Calheiros faz gestos bruscos com a mão, mas não expressa nada no rosto, ou seja, está mentindo. Ou melhor, dissimulando. Já Simon faz algumas caretas de absoluta raiva e em dado momento; até nojo .

[1’09] Passa pelo rosto do político

[1’17 a 1’50] “Posso falar? Isso é uma maldade”. As sobrancelhas de Calheiros formam uma expressão triste, mas a boca tem um quê de sorriso. Contradição à vista? No discurso a seguir, repare como a voz do político se altera quando Simon responde, mas o rosto permanece praticamente igual .

[1’50 a 2’23] Show do Pedro Simon. Raiva, um tanto de alegria, desprezo... o rosto do senador é um presente para analistas de expressões faciais. Ele tenta manter a calma com a voz e o rosto, mas as mãos do político denunciam que o bicho começou a pegar .

[2’32 a 2’50] Simon finge não ouvir as reclamações de Renan Calheiros e o que é que faz? Vira para o lado quase completamente, num sinal claro de que quer ignorar o rival. E recomeça o batuque na bancada .

[3’05 a 3’25] Fernando Collor entra na dança. A expressão fechada revela uma certa tensão, mas é a voz que tem papel fundamental. Repare que a respiração do ex-presidente está ofegante e como ele dá pausas antes de falar. Logo no final, Collor bufa discretamente de raiva, antes de arrumar o microfone com os olhos arregalados .

[3’26] Pedro Simon dança no mesmo lugar e começa a esfregar as mãos enquanto Collor discursa. No rosto do senador, um oceano de serenidade.


E assim, vamos vivendo com um senado federal que é uma vergonha.