
Monopostos são carros com espaço apenas para o piloto – e os carros da fórmula 1 se enquadram nesse contexto. Mas como eles são ligados para começarem a corrida ? Bem, eles são ligados com um aparelho parecido com uma furadeira conectado na parte traseira do carro. Isso acontece porque, para ficar mais leves, essas máquinas não têm motor de arranque interno. O tal aparelho funciona, portanto, como aquelas manivelas que davam partida nos carros antigos. Mas, claro, no Fórmula 1 o sistema é muito mais complexo. Veja aí o passo a passo para ligar um F1:
1. Um motor de Fórmula 1 tem de ser aquecido antes da partida, já que suas peças são muito sensíveis e a regulagem é facilmente alterada. Por isso, minutos antes de ser ligado, o carro é conectado a um dispositivo que faz a água e o óleo circular pelo motor, esquentando-o pouco a pouco.
2. Quando sobe a placa de 5 minutos para o começo da prova, é hora de ligar o possante. O piloto, já dentro do cockpit, aciona um botão no painel de controle que liga todo o sistema elétrico. Comparando a um carro convencional, este botão equivaleria àquela primeira virada da chave, que faz acender as luzes do painel.
3. Aí vem o acionamento do motor de arranque, que nos carros comuns é feito pela chave. Nas máquinas de corrida, o primeiro giro do motor é dado por um dispositivo elétrico ou pneumático ligado ao eixo do câmbio. Esse equipamento faz o carro pegar no tranco.