Yakutsk é umas das cidades mais frias do mundo. As temperaturas médias anuais são de -21°C. Localiza-se no nordeste da Rússia e fica a mais de 6.000 Km de distância de Moscou. Por ser uma das regiões mais geladas da Sibéria, servia como "prisão/asilo" para condenados políticos na época da Revolução Russa, em 1917. Yakutsk é a capital de Yakutia, região que abrange mais de 2.6 milhões de quilometros quadrados e onde vivem menos de 1 milhão de pessoas. A cidade fica a seis fusos horários de Moscou, mas a viagem leva seis horas num precário avião Tupolev.
A passagem custa pelo menos RS 1,8 mil ida e volta, uma enorme quantia num pais em que o salário médio é de RS 930 por mês. Yakutsk é famosa por aparecer no clássico jogo de tabuleiro Risk (versão do War) e por deter a fama de ser a cidade mais fria da Terra. Em Janeiro a média fica em torno de 40°C negativos.
A névoa que cobre a cidade restringe a visibilidade a 10 metros. Moradores em pesados casacos de pele passeiam pela praça central, adornada por uma árvore de Natal congelada e uma estátua de Lenin com 40º negativos.
Em Yakutsk 5°C negativos é considerado refrescante. A 20°C negativos, a humidade no nariz se congela e fica difícil não tossir. A 35°C negativos, a pele exposta ao ar fica dormente e a necrose é um risco.
E a menos 45°C até usar óculos fica complicado. O metal gruda no rosto e nas orelhas e rasga pedaços da pele quando você decide tirá-los.
Os peixes chegam a ficar " em pé " de tão congelados.
Colaboração " congelante " da Solange Vicenzi



