HELLMANN'S
A maionese foi inventada pelo chef francês do Duque de Richelieu em 1856. Quando o duque derrotou os ingleses no porto de Mahon, seu chef criou um creme feito à base de ovos para ser servido na festa da vitória. O novo creme foi batizado de Mahonnaise em homenagem a vitória do duque no porto de Mahon. Em 1903, o imigrante alemão Richard Hellman veio para o Estados Unidos e em 1905, abriu um delicatessen na cidade de New York. A receita da maionese de sua mulher era vendida em sua loja junto com saladas. A maionese tornou-se tão popular que passou a ser vendida em potes para ser usada como manteiga. Inicialmente, Hellmann vendeu duas versões da receita, e para diferencia-las, enrolou uma fita azul no pote de uma delas. A demanda pelos potes com a fita azul era tão grande que em 1912 Hellmann idealizou uma etiqueta azul para colar no pote, muito semelhante ao logotipo atual. Este ano ficou oficialmente conhecido como o lançamento da tradicional maionese. A maionese Tartar Sauce e Sandwich Spread foram introduzidas na década de 20. Ao mesmo tempo em que a maionese Hellmann’s ganhava popularidade no leste americano, a empresa Best Food lançou o produto com o nome mayonnaise na costa ocidental. Em 1932, a empresa Richard Hellmann Inc. foi adquirida pela Best Food. Logo a maionese Hellmann’s tornou-se um grande sucesso em todo os Estados Unidos. No ano de 1961 o produto foi lançado na Inglaterra, onde se tornou líder de mercado, posição sustentada também no Brasil e Estados Unidos. A maionese Light e Cholesterol Free foram lançadas na década de 80. Em 1995, a empresa introduz no mercado a maionese Low Fat (com baixa quantidade de gordura). No ano de 1992 a empresa resolveu apostar na diversificação da marca Hellmann’s com o lançamento da mostarda Dijonnaise. A linha de mostarda foi ampliada em 2000 com a introdução da Honey Mustard e Deli Mustard. A maionese com limão (Lime Juice) foi lançada no mercado em 2002, se tornando muito popular em os consumidores hispânicos.
A marca Hellmann’s, presente em mais de 30 mercados diferentes ao redor do planeta, é a mais consumida no mundo em sua categoria, gerando vendas superiores a US$ 1.7 bilhões/ano.
* Os 5 maiores mercados da marca são Estados Unidos, França, Brasil, Inglaterra e México.

***
Páueredi bai Rebolo